Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Para onde pode nos levar o orgulho?

Para onde pode me levar o meu orgulho?
Rei Nabucodonosor 
Daniel 4:28-37

28-Todas estas coisas sobrevieram ao rei Nabucodonosor
29-Ao cabo de doze meses, passeado sobre o palácio real da cidade de Babilônia
30- falou o rei e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifique para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade?
31- falava ainda o rei quando desceu uma voz do céu: A ti se diz,ó rei Nabucodonosor: Já passou de ti o reino
32- Serás expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer ervas como os bois, e passar-se-ão sete tempos por cima de ti, até que aprendas que o altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e ó dá a quem quer
33- No mesmo instante, se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor; e foi expulso de entre os homens e passou a comer erva como os bois, o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceram os cabelos como as penas da águia, e as suas unhas, como as das aves.
34-Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifique ao que vive para sempre, cujo domínio é ação.
35- Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e , segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter amão, nem lhe dizer: Que fazer?
36- Tão logo me tornou a vir o entendimento, também, para a dignidade do meu reino, tornou-me a vir a minha majestade e o meu reino, tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes; fui restabelecido no meu reino,
37- Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, juntos, e pode humilhar aos que andam na soberba.

A lição dessa historia surpreendente é muito clara: o orgulho leva á ruína. O grande rei da Babilônia encheu-se de orgulho diante do esplendor do seu reino. Por essa razão, Deus provou a humilhação daquele monarca. Pode parecer que Deus agiu com muita severidade aqui; a grande verdade, porém, é que o orgulho é mortal e destruidor. Na verdade, Deus foi misericordioso com o rei, permitindo que ele caísse na realidade, reconhecesse o seu lugar e não fosse destruído pelo próprio orgulho. Nunca deixe que esse mal entre em seu coração para lhe destruir, mais lembre-se que tudo que você é ou tem foi Deus quem lhe deu e tudo e permissão Dele.

Fonte: Bíblia Sagrada
Por: Paullo Cesar.
 
Rei Nabucodonosor em seu castigo.



Ø Você já viu alguém ser prejudicado por causa de seu próprio orgulho?

Ø Você concorda que uma experiência de sofrimento e de  humilhação pode ajudar alguém a vencer o seu orgulho?

Ø Porque o orgulho é um pecado tão sério? Que conseqüências o orgulho me trará?




Nenhum comentário:

Postar um comentário